Área privativa ou cobertura? Escolhendo o imóvel mais adequado para o meu perfil!

Comprar um imóvel é sempre um momento de muita alegria para as famílias e, na maioria dos casos, a realização de um grande sonho. Para aqueles que fazem questão de uma área aberta, com mais espaço para aproveitar com os familiares, amigos e os animais de estimação, pode surgir a dúvida: o que escolher, área privativa ou cobertura?

Antes de continuarmos, é preciso esclarecer que o entendimento do que seja vantagem e desvantagem é algo muito individual. Então, o que para alguns são vantagens, outros consideram desvantagens e vice-versa. Perfil, objetivos, número de pessoas na casa, dentre outros fatores, vão definir o sentido de cada característica do imóvel.

Fique tranquilo, pois essa dúvida é muito comum. Com perfil, necessidades e desejos próprios,  as famílias podem ter dúvidas sobre as principais vantagens ou desvantagens de cada tipo de imóvel. Então, vamos lá!

Área privativa – Vantagens e desvantagens

Ter um espaço aberto no apartamento é uma ótima opção para quem deseja ter animais, plantas, receber amigos ou criar um espaço gourmet com mesa e churrasqueira. Além disso, pode ser um espaço usado para a área de tanque, contribuindo assim para criar mais espaço interno no apartamento.

A localização da área privativa também é considerada um benefício. Esse espaço é disponibilizado nos andares térreos (muitas vezes, denominados primeiro andar), o que facilita a entrada e saída dos moradores, sendo perfeito para quem possui alguma dificuldade de locomoção ou precisa de cadeira de rodas. A área privativa ainda conta com a vantagem de ser um espaço aberto no mesmo piso do apartamento. Isso possibilita o trânsito de pessoas do interior para o exterior do imóvel sem que seja preciso subir qualquer lance de escadas. Além disso, favorece melhor integração entre os ambientes.

O valor também é um diferencial do apartamento com área privativa, tendo em vista que pode chegar até a 40% mais barato em relação à cobertura. Esse também é um diferencial do imóvel no momento de vender ou alugar.

A área privativa, por ser um apartamento localizado no andar inferior, pode sofrer com os barulhos das áreas comuns do prédio, como portaria, salão de festas, vãos livres, piscina e sons externos, como os da rua. Para quem gosta ou precisa de silêncio, essas características podem ser consideradas desvantagens. Além disso, problemas hidráulicos são mais comuns nos andares inferiores.

Cobertura – Vantagens e desvantagens

O apartamento cobertura é objeto de desejo de muitas famílias e, sem sombra de dúvida, tem seus motivos. Além do status e da beleza, alguns benefícios importantes podem ser elencados para quem deseja esse tipo de empreendimento.

Como quem mora em uma cobertura não tem mais nenhum apartamento acima do seu, ele tem a vantagem de não estar sujeito àqueles famosos barulhos de passos, móveis sendo arrastados ou até mesmo do barulho do trânsito de veículos na rua. Esses moradores ainda têm o privilégio de uma vista privilegiada, que, em alguns casos, chega a 360º, ou seja, circunda todo o apartamento.

Além disso, a cobertura oferece mais privacidade ao morador, considerando a menor circulação de pessoas no corredor, a ausência de janelas acima do apartamento e, em muitos casos, nem mesmo em prédios vizinhos. Isso amplia, e muito, a sensação de conforto e bem-estar. A cobertura também é um tipo de imóvel mais versátil, oferecendo mais liberdade ao morador na hora de realizar alterações, incluir ou retirar espaços e decorar.

No quesito desvantagens, o valor mais elevado das coberturas pode pesar na hora da escolha. Outro fator que pode ser considerado uma desvantagem é a maior distância entre o apartamento e garagem e portaria, principalmente em casos de prédios sem elevador. Pensando no deslocamento com compras e móveis, esse quesito pode se tornar ainda mais forte.

Seja área privativa ou cobertura, temos sempre a melhor opção para você. Tudo pensado e feito com muito cuidado para cada perfil de cliente. Agora que você já conhece as características de cada imóvel, venha à Cimos e escolha o seu! E, se ficou alguma dúvida, não deixe de nos consultar.

Clique aqui, converse com um dos nossos consultores e adquira o seu novo lar!